Páginas

domingo, 16 de setembro de 2012

Livro: As Esganadas - Jô Soares


Li "As Esganadas" no final do ano passado e queria fazer essa resenha desde então, mas como andei mega afastada do blog por N motivos, só está saindo agora. O livro de 264 páginas foi lançado em 2001 pela Companhia das Letras e, na época, foi super divulgado, chegando a atingir o topo da lista de livros de ficção mais vendidos no Brasil poucas semanas depois do lançamento.
Segue parte da sinopse retirada do site da Cia. das Letras :

"Em As esganadas, o autor do best-seller O xangô de Baker Street explora mais uma vez tema que lhe é caro: os assassinatos em série. No entanto, tal como Alfred Hitchcock, que desprezava os romances policiais cujo objetivo se resume a descobrir quem é o criminoso (o famoso “whodonit”), Jô Soares revela logo no início não somente quem é o desalmado como sua motivação psicológica (melhor dizer psicanalítica) para matar. O delicioso núcleo narrativo está nas tentativas aparvalhadas da polícia de encontrar um criminoso que, além de muito esperto e de não despertar suspeita nenhuma, possui uma rara característica física que dificulta sobremaneira a utilização dos novos “métodos científicos” da polícia carioca.
O leitor também pode se fartar aqui com uma outra faceta constante da obra literária de Jô Soares: a escolha de um momento do passado para cenário de sua narrativa, o que lhe permite entrar em detalhes históricos curiosos enquanto desenvolve a trama. Desta vez, voltamos ao Rio de Janeiro do Estado Novo, tendo por pano de fundo mais amplo o avanço do nazismo e as primeiras nuvens ameaçadoras que anunciam a Segunda Guerra Mundial.
Com a verve que lhe é característica, Jô consegue, neste As esganadas, realizar a façanha de narrar uma série de crimes brutais, com requintes inimagináveis de crueldade, e deixar o leitor com um sorriso satisfeito nos lábios."

A primeira coisa que me chamou a atenção foi a capa. Acho que talvez as cores usadas no título e a ilustração divertida tenham tido sua parcela de contribuição para o sucesso de vendas, porque passa a imagem de ser um livro de humor. O que não é mentira, já existem mesmo bons punhados de humor no texto, mas não chega a ser uma comédia. Tanto que, na ficha catalográfica, o assunto consta como "Literatura Brasileira-Ficçao Policial".
Agora, quanto à narrativa propriamente dita... Este foi o primeiro livro do Jô que eu li, então não sei se essa é uma tendência nos livros dele, mas o que eu tenho a dizer é o seguinte: achei a história um tantinho repetitiva. Quer dizer, a gente já sabe desde o início quem é o assassino e quais os motivos dele pra matar. Já sabe também que os alvos dele são sempre mulheres gordas. As mortes são todas mega parecidas (na verdade, são iguais, o que muda são detalhes) e até previsíveis. E tudo gira em torno das tentativas da polícia de capturá-lo. De modo que se você for ler esse livro esperando suspense e emoção, é melhor nem começar... Entretando, não é um livro ruim. Não mesmo! A sensação que eu tive, na verdade, foi mais ou menos a mesma que tive quando li Lucíola (do José de Alencar): o enredo é previsível e chega a ser até meio "banho-maria" em alguns momentos, mas em compensação o texto é muito bem escrito, o que acaba conquistando o meu interesse. Outra coisa a ser ressaltada é que foi feito um trabalho de pesquisa bem bacana pra contextualização da trama na época, o que também acaba somando uns  pontinhos positivos. Além disso, os capítulos não são muito longos, o que faz a coisa toda fluir bem, e pequenas ilustrações aqui e ali, no meio do texto, dão um certo T.V.G. (segundo meu avô, "Toque de Vivacidade e Graça", heheh...).
Então, pra concluir, minha opinião é a seguinte: é um bom livro pra ser lido antes de dormir. Não estou querendo dizer que ele dá sono, veja bem! Mas a questão é que não é o tipo de livro que te prende por vários capítulos naquela do "e agora, o que acontece?? E agora?! OMG, o que será??!".  O livro te mantém entretido até a hora que o soninho chega, quando você consegue, sem grande ansiedade, fechar na página em que parou e recomeçar no dia seguinte. :)

2 comentários:

  1. Obrigada por visitar o blog, fico contente!

    Mas então, há exatamente 6 meses atrás fui a uma livraria pra comprar o livro do Jô, estava louca pra comprar, pelas boas criticas feitas até então. Mas no dia não tinha nenhum exemplar no estoque e eu acabei adiando minha volta, resultado: nunca comprei... Vendo sua análise me pareceu ter sido bom não ter comprado, preciso de livros que me prendam, talvez ele realmente me fizesse dormir hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigada pela visita e pelo comentário!

      Então, mas ele não é um livro ruim, não!! De repente, se você ler, pode acabar gostando. Só que, na minha humilde opinião, é um livro bom pra passar o tempo naqueles momentos ociosos da vida, sabe? hehe... Mas eu até gostei de ter lido :)

      Excluir