Páginas

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Não me obrigue a respirar o seu dióxido

         Eu queria muito entender de onde vem esse desespero que faz os passageiros de ônibus saírem fechando as janelas LOUCAMENTE quando começam a cair as primeiras gotas de chuva.



      Tudo bem que ninguém quer chegar molhado ao seu destino e tal... Mas deixar 2 centímetros de janela abertos - a não ser que a gente esteja falado de uma tempestade torrencial, mas aí já seriam outros quinhentos - não vão deixar chover lá dentro e seria um tanto quanto saudável se a gente pensar na qualidade do ar ambiente... Quer dizer, será que eu sou a única pessoa que tem nojinho de ar respirado?? Quando o ônibus tá cheio então, eu quase surto!

       Alguém já parou pra pensar na quantidade de bocas, narinas, faringes, laringes, traquéias e - OMG!!!! O pior de tudo - pulmões alheios por onde o ar que vai passar pelas SUAS narinas e pulmões está passando? Já parou pra pensar nisso?? Eu fico tão písica com esse troço que chego a sentir o ar até mais quente e denso. Se bem que existem chances de isso não ser só impressão minha... Na verdade, se a gente pensar bem é até provável que ele fique mesmo... Ew! :(  
       E o meu nível de aflição é proporcional ao embaçamento das janelas. Porque quando elas começam a ficar quase opacas, significa que o ar dentro do ônibus está mais quente do que o ar fora. E embora eu saiba que isso também tem a ver com os corpos exalando calor e tal, nessas horas esse detalhe nem me ocorre e, na minha cabeça, os vidros embaçados só podem significar uma coisa: ar respirado, ar respirado e mais ar respirado, carregado de CO2, circulando por todos os lados, úmido e nojento - de umidade pulmonar alheia, veja bem!! - ficando preso nas janelas e ricocheteando de volta pro meu sistema respiratório. Eca, eca, eca, eca!! 

        Então, queria aproveitar esse espaço aqui pra deixar meu desabafo e lançar a campanha "não me obrigue a respirar o seu dióxido - por um ar mais puro no interior dos ônibus em dias chuvosos". Afinal, se a pessoa não for feita de açúcar, não vai sofrer nenhum dano irreversível e a quantidade de água que eventualmente pode entrar por um dedinho de janela aberta também não vai ser capaz de estragar a chapinha de ninguém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário