Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Shakira, Shakira!



Eu tenho a maior admiração pela Shakira. Verdade! Ela conseguiu se lançar  da cidade colombiana de Barranquilla para o mundo, compondo e cantando - com uma voz inconfundível - em inglês e espanhol. Além disso, dá pra notar nitidamente um mix de ritmos em muitas das suas melodias, que tem traços de música árabe, latina, pop-rock... Sinceramente, acho que a Shakira é uma das cantoras mais globais da atualidade.

Sempre admirei a alegria a naturalidade dela, seu envolvimento em questões sociais, o fato de ela assumir os cachos num mundo dominado pelo alisamento e a capacidade que ela tem de ser sensual sem ser vulgar. A Britney e a Aguilera não conseguiram isso... Tudo bem que no penúltimo álbum, "She Wolf", ela descaracterizou um pouco esse traço e adotou uma postura mais apelativa. Na primeira vez em que assisti o clipe da música que dá nome ao CD, tive um choque ao vê-la usar uma roupa que dava impressão de nudez fazendo poses que mesclavam kama-sutra e exame ginecológico. Achei grotesco. Tive uma decepção. Pensei "Gente... Pra quê?? Ela não precisava disso!". Ainda acho que não precisava... Mas depois de ter ouvido as outras músicas do álbum, entendi que aquilo estava dentro de um contexto. A maioria das letras ali tinha um fundo meio sexual, tipo uma mulher que quer tudo que você pode dar e mais um pouco ou que conhece os seus desejos e faz tudo que você possa imaginar (eu vi essas mensagens implícitas - ou até ditas com todas as letras - em várias músicas desse CD).
E sabe o que é engraçado? Outro dia, vi numa banca de jornal que a revista Gloss trazia uma entrevista com a Shakira. Peguei pra dar uma olhada e, surpresa!, em um determinado trecho ela mesma comentava que achou as gravações do "She Wolf" meio cansativas, que era um trabalho mais técnico, algo assim (não lembro das palavras exatas, mas era nesse sentido) e que o novo álbum, "Sale el Sol",  tem muito mais a cara dela. Fico pensando... Será que o CD anterior foi uma tentativa de jogada de marketing?  Sei lá. No fim das contas, acabei gostando das músicas, tem um ritmo forte, com batidas eletrônicas e tal... Agora quero conhecer o novo. :)

Se ela viesse ao Rio nessa turnê (Porto Alegre - 15/3; Brasília - 17/3 cancelado pela chuva, será remarcado ou o dinheiro dos ingressos será devolvido; São Paulo - 19/3), certamente eu iria ao show! Infelizmente ela não vem... Estou cogitando a possibilidade de assisti-la no Rock'in'Rio se tiver alguém pra ir comigo e os ingressos não tiverem esgotados. Shakira é musa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário