Páginas

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

[livro] Trilogia "Jogos Vorazes" - Suzanne Collins (+ breve comentário sobre o filme)

box da trilogia
Antes de começar a falar da trilogia em si, acho válido fazer um esclarecimento: Eu nunca tinha lido uma distopia até o ano passado. A verdade é que rolava um certo preconceitinho da minha parte em relação a esse gênero literário... #prontofalei Sei lá, nunca tinha me interessado muito porque eu não sou uma entusiasta de ficção científica e achava que as distopias estariam recheadas disso e mais um punhado de pessimismo (porque, né, estamos falando aqui de sociedades pós-apocalípticas!), enfim... Não me atraía. Some-se a isso o fato de que quando eu vi o trailer do filme "Jogos Vorazes" no cinema, achei com cara de ser uma história bem bobona... Daí decidi que não tinha vontade de ver o filme e menos ainda de ler o livro. Então eu simplesmente esqueci que essa trama existia e segui minha vida alegremente, até o dia em que vi uma amiga minha lendo, comentei que tinha visto o trailer e achado super desinteressante e ela simplesmente começou a fazer a maior propaganda positiva! Disse que o trailer realmente não transmitia a essência da história, mas que o livro era maravilhoso e ao mesmo tempo perturbador, que ela chegava a ter pesadelos relacionados à história (obs: aqui eu acho que foi um pouco de exagero... Talvez se deva ao fato de ela ser uma menina bastante sensível, mas as pessoas em geral provavelmente não vão ter pesadelos com a arena, o Presidente Snow ou coisas do tipo), que se emocionava e lalala... Confesso que eu cheguei a ficar balançada, mas mesmo assim não me empolguei loucamente pra ler. Até que, com toda essa propaganda, ela conseguiu fazer mas 2 amigas minhas lerem e ambas também se apaixonaram loucamente e engrossaram o coro pra me convencer a ler. Acabei me rendendo e pegando o 1º livro emprestado, decidi dar uma chance, enfim... Na metade da história eu já estava no site da Saraiva comprando o box com a trilogia completa (com 10% de descondo e ainda ganhei um botton do tordo de brinde! - adoro!) :)

Aliás, só mais dois parêntesis aqui: primeiro que desde que eu terminei de ler (final do ano passado), não quis ver nenhuma resenha ou opinião em outros blogs/vlogs antes de escrever esse post pra não me influenciar, de modo que o que eu vou postar agora são as minhas mais puras e primeiras impressões. Pode ser que depois, lendo ou ouvindo o que os outros acharam, eu acabe ruminando o assunto e chegue a outras conclusões (tô sempre aberta a discussões saudáveis), mas no momento são essas. Outra coisa é que eu não quis resumir a história e spoilers aqui. Sei que a essa altura a maioria das pessoas que queria ler já leu, mas né? Vai que...  E até por esse motivo também eu decidi fazer o post nestes moldes. Então as questões são: primeiro que esse é um livro que dá muita margem a spoilers se você vai falar sobre ele e segundo, se a maioria das pessoas já leu, eu não vou estar contando nenhuma novidade ao resumir a trama e contar mais ou menos o que acontece e lalala... De modo que vou falar mais das minhas impressões de um modo geral do que da plot em si, ok? Pra quem procura um resumo mais detalhado da história propriamente dita, tem várias resenhas legais por aí, é só dar uma olhadinha :)
Isto posto, vamos ao que interessa:




 SINOPSE: 
 A história se passa em uma nação chamada Panem, fundada após o fim da América do Norte. Formada por 12 distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital, sede do governo. Uma das formas com que demonstra seu poder sobre o resto do carente país é com os 'Jogos Vorazes', uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte. Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos 'Jogos Vorazes'?

Eu simplesmente me empolguei logo de cara com o primeiro livro ("Jogos Vorazes"). Ele é o início dessa trilogia que definitivamente prende o interesse do leitor, é inteligente, movimentada, instigante... E são os típicos livros que te fazem ficar acordada até tarde, querendo chegar ao próximo parágrafo, à próxima página e ao próximo capítulo, querendo saber o que acontece depois... e agora? e agora...! Sabe como?? E esse primeiro livro conseguiu conquistar meu coraçãozinho rapidamente e entrar pro ranking dos meus livros favoritos. 

Uma observação é que na ficha catalográfica dos livros consta a categoria "infanto-juvenil", mas confesso que tenho minhas dúvidas quanto a isso, viu... Tudo bem que a parte do romance é muito águinha com açúcar mesmo. Tipo... Muito MESMO (vamos enfatizar bem isso: a parte do romance - ao londo de toda a trilogia - é beeem fraca). Acho que é a única parte que eu mudaria no livro, porque achei bem bobinho e até meio forçado mesmo, enfim... Mas não torna o livro ruim, nem de longe. A questão é que, se a gente pensar bem, não sei se o público "infanto" se ligaria muito nas críticas políticas e sociais que são abordadas no livro...
Mas, aliás, esse é outro ponto que gostei bastante: a autora consegue colocar questões políticas de uma forma forte e, ao mesmo tempo, sutil. Quer dizer, os personagens são bastante revoltados e rola uma bela crítica social e política ali (a Capital - lar dos ricos e poderosos - subjugando os demais distritos miseráveis através de um governo ditatorial, toda uma nação parando suas vidas pra assistir a um reality show onde crianças e adolescentes são jogados num ambiente inóspito para lutar até a morte, etc), mas a Suzanne Collins conseguiu fazer isso sem forçar uma determinada visão política como sendo A CORRETA, sabe? Ao longo da trilogia, a gente vê críticas tanto a regimes de extrema direita (Capital), quanto de extrema esquerda (que vemos no 3º livro). Na verdade, a crítica principal é em relação aos governos com um cunho ditatorial ou anti-democrático - críticas estas que eu acho totalmente válidas. (concordam?)

Uma coisa que eu senti em relação ao segundo livro ("Em Chamas"), é que acho que dá pra dizer que ele é um livro mais de transição... Pode soar estranho o que eu vou falar agora, mas eu achei este o livro mais movimentado e, ao mesmo tempo, o livro em que acontece menos coisa de fato, sabe? Quer dizer, é um livro frenético, cheio de ação o tempo todo, mas boa parte dele narra acontecimentos que não vão influenciar diretamente no enredo ou que o leitor não precisa gastar um tempo pra digerir e assimilar. É mais pá-pum-pow!, sabe? Tanto que a leitura flui muito rápido (terminei em menos de 3 dias, sendo que ele ainda tem algumas (poucas, mas tem) páginas a mais do que o primeiro, que eu li em aproximadamente 1 semana). Mas é o típico livro que te deixa curiosa pra saber o que vem a seguir. 

Outra coisa interessante é que rola um efeito parecido com o que aconteceu ao longo da saga "Harry Potter": conforme a personagem vai envelhecendo e amadurecendo (ou ficando mais "escaldada" devido a todos os percalços pelos quais ela passa), os livros vão se tornando mais densos. O terceiro ("A Esperança") chega a ser até pesado e eu não o classificaria como "infanto-juvenil" de forma alguma. Neste momento, uma rebelião foi deflagrada e a nação está em guerra, ou seja, cenas bem fortes vem por aí. 
Agora, conforme o fim da saga se aproxima, vão acontecendo coisas que te deixam atordoado. Por exemplo, algo que acontece com a Prim (irmãzinha da Katniss, aquela pela qual ela se oferece pra substituir nos Jogos Vorazes) bem no final. Eu demorei pra assimilar. Já tinha passado por aquele pedaço e aí uma ou duas páginas adiante foi tipo "Epa, peraí... Eu perdi alguma coisa?". E foi só quando voltei e reli aquele pedaço que caiu a ficha do que tinha ocorrido de fato. Mas na primeira vez que você lê, chega a ficar na dúvida se aquilo está acontecendo de verdade ou se é um devaneio ou algo do tipo...

Quanto ao final da trilogia, é até meio difícil de falar. No fim das contas, você acaba descobrindo que nem tudo era exatamente o que parecia, etc e tal... Mas quando eu terminei de ler o prólogo é que foi o choque, tipo "Cara... Mas como assim?? Acabou? E é desse jeito mesmo??". Não era o final que eu esperava e tenho que confessar que até me decepcionou um pouquinho... A impressão que me deu é que nem a própria autora sabia como encerrar a trama depois de todo aquele imbróglio e que não queria fazer uma saga de livros longa como um Harry Potter da vida, estava decidida a fechar no livro 3. E aí, sei lá... Deu um jeito de encerrar de repente, fazer umas prospecções futuras e deixar alguma coisa em aberto pro leitor imaginar como preferir. Mas, sei lá, pra mim ficou aberto demais e meio jogado, até... Mas, de toda forma, a trilogia toda tem muitos pontos positivos e não é um final esquisito que faz deixar de valer a pena.

Pena que o filme seja fraquinho mesmo. Decidi assistir depois de ler o livro e concluí que não teria perdido muita coisa não assistindo. Eles tentaram condensar e adaptar a história e, com isso, acabaram cortando e modificando coisas que tinham um papel importante pra tornar a história tão interessante. Só o fato de no livro você saber tudo o que a Katniss está sentindo e pensando - e no filme, não - já faz uma  diferença. Acabou virando um filminho de ação infanto-juvenil (eu não vi "Crônicas de Nárnia", mas imagino que seja o mesmo gênero), correria pra lá e pra cá, flechas sendo lançadas, tudo meio confuso...

Mas, resumindo: se você nunca leu uma distopia, não tenha medo de começar com essa. Pelo menos, pra mim, serviu pra quebrar o preconceito e me fez abrir os horizontes e dar chances a um gênero que antes eu desprezava. Depois de ler a trilogia Jogos Vorazes, me empolguei fiquei com vontade de ler outros livros do mesmo tipo. Se você já gostava de distopias antes, acho que também pode gostar dessa. E se você viu o filme antes e se desanimou, vale muito a pena dar uma chance pro livro (que, vamos combinar, costuma ser melhor do que o filme em 99% das vezes, vai?).

Então é isso, gente. Sintam-se à vontade pra comentar concordando, discordando, questionando, enfim... Me digam o que acharam que agora tô curiosa pra saber a opinião de outras pessoas!

3 comentários:

  1. eu amo a trilogia de Jogos Vorazes *-*

    ResponderExcluir
  2. Teu blog é um amor, te convido a conhecer o meu cantinho tbm, se gostar e quiser seguir eu sigo de volta.. Bjinhoos ^^
    http://bonekkinhaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. oi jé você é uma das minhas seguidores e por problemas no blog estou mudando para :

    http://sonhodeoutubro.blogspot.com.br/

    obg beijoos

    ResponderExcluir